Histórico
O Curso de Psicologia foi implantado em 2007, com quatro professores concursados - um mestre, um doutorando e dois doutores. Hoje conta com treze professores efetivos, sendo dois mestres, quatro doutorandos e sete doutores, e, dois professores substitutos, ambos com mestrado. Além desses professores, o curso conta com vários professores de outros departamentos: Pedagogia, História, Matemática e Biologia, que ministram aulas no curso. Novos concursos estão previstos para os próximos anos, tendo em vista garantir um quadro permanente de professores, que sustente o funcionamento do curso.
Em toda a região Centro-Oeste, considerando-se apenas as universidades públicas, somente três instituições de ensino superior contam com graduação em Psicologia: um curso na Universidade Federal de Goiás, criado recentemente em 2005, um curso na Universidade de Brasília, criado em 1963 - que constitui referência para a história da psicologia no país - e outro na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - campi das cidades de Corumbá (1969), Campo Grande e de Paranaíba (2001). Ainda fazendo menção às universidades públicas, fora do Centro-Oeste, a localidade mais próxima de Catalão, em que é oferecido esse curso, é na Universidade Federal de Uberlândia, na cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais.
Vê-se, portanto, que ainda é reduzido o número de vagas públicas na região e suas proximidades. Esse é, com certeza, o principal argumento em favor da criação de um curso de graduação em Psicologia no Câmpus Catalão/UFG: a necessidade de implementar novas vagas, no ensino público, para estudantes da região que pleiteiam o Curso de Psicologia.
Uma graduação em Psicologia no Câmpus Catalão/UFG ampliará as possibilidades de formação e atuação dos alunos do município de Catalão e região, atendendo a uma demanda histórica cada vez mais crescente por novas áreas de estudo e pesquisa. Nesse sentido, o princípio formativo que deve pautar a Universidade pública, ao conceber um projeto pedagógico para um curso como Psicologia, é a imprescindível atenção às necessidades complexas e contraditórias da sociedade, posicionando-se criticamente diante das novas demandas mercadológicas.
É importante salientar que a Universidade possa contar, entre seus cursos de formação profissional, com o Curso de Psicologia, pois tal curso se propõe a contribuir na discussão de problemas que envolvem o comprometimento ético de dimensões subjetivas.
Em Catalão, o curso de Psicologia formará o Bacharel em Psicologia e o Bacharel e Licenciado em Psicologia. A formação do bacharel e do licenciado está voltada não apenas para seu aspecto terapêutico e clínico, mas, também, para a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a compreensão e atuação no campo da subjetividade humana, que se constitui no conjunto das relações sociais. Esse enfoque está presente no Parecer CNE/CES 072/2002 relativo às Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Psicologia, abarcando diversas atividades de grande relevância social e contribuindo com a promoção da saúde, o desenvolvimento, a qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
O curso de Psicologia tem o compromisso de reconhecer a diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano a partir da constante interlocução com as várias abordagens psicológicas e os com os demais campos do conhecimento, permitindo a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico.