Cristiane Alves

Atualizado em 01/03/19 16:44.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP (abril/2018). Orientador: prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose. Mestre em Psicologia/Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília - UnB (abril/2007). Graduada em Psicologia - Bacharelado, Licenciatura e Grau de Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC-Goiás (setembro/2004).É Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás - UFG, na Regional Catalão (recentemente emancipada - UFCat) desde 2012. Na UFG, ministra disciplinas como Análise Experimental do Comportamento, Terapia Analítico-Comportamental, Técnicas e Teorias Psicoterápicas e Psicologia Experimental, além de atuar como supervisora de Estágios Clínicos Obrigatórios, e como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso. Também trabalha constantemente com projetos de extensão voltados à: 1) qualidade da interação familiar (pais e filhos), e 2) saúde de estudantes universitários (promovendo a melhora qualidade do comportamento de estudar, do controle da ansiedade e das interações interpessoais). Na pesquisa, seu interesse é o comportamento verbal e suas variáveis de controle. Atualmente, também tem se interessado pela programação de condições para promover novos comportamentos (na clínica e nas instituições). A vida acadêmica como professora universitária sempre foi seu foco. Trabalhou na PUC-Goiás como professora convidada (2007 - 2008), ministrando as disciplinas: Análise Experimental do Comportamento, Psicologia Geral e Experimental, Psicologia da Saúde e Comportamento Verbal. Na Universidade de Brasília esteve lotada na Faculdade de Educação, como professora substituta, ministrando a disciplina Psicologia da Educação (2008) para diversos cursos. Atuou também como Professora do quadro Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2009 - 2012), assumindo a área de Análise Experimental do Comportamento e Análise Clínica do Comportamento, além de ter supervisionado Estágios Clínicos Obrigatórios, e orientado Trabalhos de Conclusão de Curso. No início de sua vida profissional, chegou a atuar como terapeuta comportamental em consultório particular. (Texto informado pelo autor)

e-mail: cristianealvesf@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4469078180637818