Janaína Cassiano Silva
Janaína Cassiano Silva
janacassiano@ufcat.edu.br
Doutora em Educação (UFSCar- 2013). Mestre em Educação Escolar (Unesp/Araraquara- 2008). Graduada em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal
de Uberlândia (2005). Professora Adjunta, DE, no curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão- UFCAT e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC - UFCAT. Representante estadual, gestão 2021-2022, da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional). Membro do GT 20- Psicologia da Educação na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação- NEPIE (UFCAT). Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação e Educação Infantil (UFSCar), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural (UNESP/Araraquara) e do Grupo de pesquisa em Teoria Histórico-Cultural e Processos Psicossociais da UFCAT. Os principais temas de atuação são: psicologia da educação, psicologia escolar e educacional, educação infantil, psicologia histórico-cultural e formação de professores.
Projetos de pesquisa em andamento
- 2017 - atual: A Queixa Escolar e o processo de ensino/aprendizagem nas escolas e no CEAPSI- Centro de Estudos Aplicados em Psicologia
- 2015 - atual: Panorama da educação infantil no sudeste goiano: concepções, práticas educativas e políticas públicas.
- 2014 - atual: Aprendizagem versus ensino na educação infantil: falsa oposição ou caminho para a
consolidação de uma didática pré-escolar?
Projetos de extensão em andamento
- 2018 - atual: Orientação à Queixa Escolar à luz da Psicologia Histórico-Cultural
- 2018 - atual: Brinquedoteca Hospitalar
-
2017 - 2018:Orientação à Queixa Escolar: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural
Disciplinas que mais costuma lecionar
-Psicologia Escolar
-
-
Estágios e locais de estágios que costuma trabalhar
-
-
-